
OBRA
Estação de Santa Apolónia
AUTOR
Foi construída pelo Oppermann, proprietário de uma empresa de construção, teve Angel Ugarte como desenhador do projecto e como engenheiro João Evangelista Abreu.
DATA
A estação foi inaugurada em 1865.
PERIODO
A estação encontra-se numa época em que começaram a aparecer os novos materiais e que o ferro era utilizado como o material estrutural. Começam a surgir as primeiras linhas férreas em Portugal, tendo sido uma das primeiras gares a ser construída.
LOCALIZAÇÃO
Encontra-se numa das margens do rio Tejo a oeste do Terreiro do Paço. Está construída num meio urbano onde se ocorrem as transacções por via marítima.

TIPOLOGIA
Este edifício é uma gare/estação de comboios.
FUNÇÃO
O edifício foi criado com o objectivo de proporcionar um espaço para o passageiro esperar, entrar ou sair da zona em que se encontra. A gare também tinha a função de acomodar quem estava á espera, pois a diferença entre paragem e estação reside neste factor mencionado. Neste momento a função mantém-se mas em risco de paragem definitiva.
II - ESTRUTURA FORMAL
PLANTA
Grande nave com um comprimento de 117 metros por 24 metros de largura, a altura entre os 12 e os 13 metros.

SISTEMA CONSTRUTIVO
Não existe informação.
MATERIAIS
Alvenaria de tijolo, cantaria de calcário, ferro forjado, madeira (pinho) e vidro.
ASPECTO EXTERIOR
A fachada principal é do estilo neoclássico, como podemos ver na figura.1, a fachada é simétrica, a decoração das sacadas, a presença de um frontão e de uma arquitrave, o uso de arcos de volta perfeita e a saliência do módulo principal.
ASPECTO EXTERIOR E INTERIOR
A relação existente entre estes dois aspectos, não pode ser vista como homogénea. Na verdade o aspecto exterior revela um neoclássico português enquanto que o aspecto interior demonstra a frieza da engenharia do ferro fundido.
INFLUÊNCIAS E CARACTER PROPRIO
Esta estação, de facto, não passa de uma junção de dois estilos arquitectónicos diferentes. Um que se preocupa com a distribuição racional dos seus elementos (geométricos e materiais) para obter um efeito estético, e outro que se preocupa com a estática e inércia das estruturas para obter uma construção o mais minimalista possível. Posso dizer que existe uma influência contemporânea (arquitectura do ferro) e uma influência clássica.
TRABALHO REALIZADO POR:
Bruna Nunes
Diana Mascoli
Rodrigo Henriques
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