quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Estação de Santa Apolónia

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

OBRA
Estação de Santa Apolónia

AUTOR
Foi construída pelo Oppermann, proprietário de uma empresa de construção, teve Angel Ugarte como desenhador do projecto e como engenheiro João Evangelista Abreu.

DATA
A estação foi inaugurada em 1865.

PERIODO
A estação encontra-se numa época em que começaram a aparecer os novos materiais e que o ferro era utilizado como o material estrutural. Começam a surgir as primeiras linhas férreas em Portugal, tendo sido uma das primeiras gares a ser construída.

LOCALIZAÇÃO
Encontra-se numa das margens do rio Tejo a oeste do Terreiro do Paço. Está construída num meio urbano onde se ocorrem as transacções por via marítima.


TIPOLOGIA
Este edifício é uma gare/estação de comboios.

FUNÇÃO
O edifício foi criado com o objectivo de proporcionar um espaço para o passageiro esperar, entrar ou sair da zona em que se encontra. A gare também tinha a função de acomodar quem estava á espera, pois a diferença entre paragem e estação reside neste factor mencionado. Neste momento a função mantém-se mas em risco de paragem definitiva.

II - ESTRUTURA FORMAL
PLANTA
Grande nave com um comprimento de 117 metros por 24 metros de largura, a altura entre os 12 e os 13 metros.

SISTEMA CONSTRUTIVO
Não existe informação.

MATERIAIS
Alvenaria de tijolo, cantaria de calcário, ferro forjado, madeira (pinho) e vidro.

ASPECTO EXTERIOR
A fachada principal é do estilo neoclássico, como podemos ver na figura.1, a fachada é simétrica, a decoração das sacadas, a presença de um frontão e de uma arquitrave, o uso de arcos de volta perfeita e a saliência do módulo principal.

ASPECTO EXTERIOR E INTERIOR
A relação existente entre estes dois aspectos, não pode ser vista como homogénea. Na verdade o aspecto exterior revela um neoclássico português enquanto que o aspecto interior demonstra a frieza da engenharia do ferro fundido.

INFLUÊNCIAS E CARACTER PROPRIO
Esta estação, de facto, não passa de uma junção de dois estilos arquitectónicos diferentes. Um que se preocupa com a distribuição racional dos seus elementos (geométricos e materiais) para obter um efeito estético, e outro que se preocupa com a estática e inércia das estruturas para obter uma construção o mais minimalista possível. Posso dizer que existe uma influência contemporânea (arquitectura do ferro) e uma influência clássica.

TRABALHO REALIZADO POR:
Bruna Nunes
Diana Mascoli
Rodrigo Henriques

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