quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ponte D. Maria - Gustave Eiffel

Obra:
Ponte D. Maria
Autor:
Gustave Eiffel
Data:
Janeiro de 1876 – 4 de Novembro de 1877
Período:
Arquitectura do Ferro (final do séc. XIX)
Localização:
Contexto Urbano – Porto / Gaia

Tipologia:
Civil

Função:
Inicialmente era utilizada pelos caminhos de ferro, no entanto, após estar em serviço durante 114 anos, a sua função foi substituída para a Ponte de S. João em 1991.

II
1.- Planta:













Sistema Construtivo; Materiais; Aspecto Exterior e relação do mesmo com o interior; influências:

A Ponte Maria Pia, de uma extraordinária leveza, é um arco biarticulado que suporta o tabuleiro ferroviário de via simples através de pilares em treliça. O arco vence um vão de 160 metros e foi construida num período incrívelmente curto: inicaram-se os trabalhos em 5 de Janeiro de 1876 e foram concluidos a 31 de Outubro do ano seguinte. A inauguração solene deu-se a 4 de Novembro de 1877 pelos Reis D. Luís e D. Maria Pia de quem tomou o nome.

De facto durante a construção a ponte foi designada por D. Fernando, em memória do Rei Artista mas a Rainha autorizou que na inauguração lhe dessem o seu nome.

Para a sua construção foi realizado um concurso internacional ao qual se apresentaram 4 concorrentes com soluções diferenciadas. A da empresa G. Eiffel é sem dúvida a mais bem conseguida estruturalmente e do ponto de vista estético, além de ser a mais barata.

Gustavo Eiffel realizou sobre o Douro um audacioso e criativo trabalho. Ocuparam-se 150 operários e utilizaram-se 1.600.000 quilos de ferro. As dimensões exigidas pela largura do rio e das escarpas envolventes, foi considerado o maior vão construído até essa data, aplicando métodos revolucionários para a época.Testes à segurança foram efectuados como o emprego dos meios existentes e essa segurança foi largamente comprovada pela utilização, durante mais de 100 anos, ao serviço do caminho de ferro.

Uma memória publicada pelo próprio Eiffel na Revista de Obras Públicas e Minas descreve pormenorizadamente o cálculo dos vários elementos da ponte.


Foi esta a primeira obra importante de Eiffel que segundo um modelo semelhante realizou mais tarde o, também famoso, "Viaduc de Garabit" (1880-1884) com 165 m de vão (cinco metros mais do que a ponte D. Maria) e só depois a estrutura da Estátua da Liberdade em Nova Iorque(1884-1886) e a Torre Eiffel símbolo da Exposição Universal de Paris em 1889.


Dotada de uma só linha, obrigava à passagem de uma composição de cada vez, a uma velocidade que não podia ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas. A ponte esteve em serviço durante 114 anos até à entrada em serviço da Ponte de S. João em 1991. Símbolo de uma cidade e de uma época, pesa sobre a nossa geração a responsabilidade de lhe dar um destino digno.

Esta Ponte, exclusiva para a ligação ferroviária Lisboa Porto, proporcionou uma maior cultura para o Porto e as suas gentes.Evoluíram os tempos e em 1991, com o aparecimento da nova Ponte de São João, a de D. Maria Pia, foi desactivada.Porém, no dia da comemoração dos 120 anos da sua inauguração, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, apresentou o "Projecto de Comboio Turístico e Histórico" visando a valorização de rota das Caves do Vinho do Porto e as Escarpas do Douro. O Turismo irá fazer reviver a velha Ponte.

Grupo detrabalho:-Fábio Costa
-Miguel Moreira
-Vasco Nunes

1 comentário:

  1. O autor do projecto da Ponte Maria Pia não foi Eiffel mas sim Théophile Seyrig.

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